Home //

Programação

// Laboratório Experimental
Veja a programação completa

Veja outras salas

Espaço dedicado à apropriação crítica e ao desenvolvimento de tecnologias baseadas em princípios abertos e livres. Nas bancadas do espaço, ocorrem simultaneamente oficinas criadas de forma colaborativa entre os projetos participantes do Festival. Outros workshops pontuais compõem a programação da área. Horários desta atividade 2 Dez [Sexta]: das 14h às 22h; 3 Dez [Sábado]: das 10h às 22h; 4 Dez [Domingo]: das 10h às 18h.

  • 02/12

    • 16:00-18:00

      Bricotecnologia: microapresentações

      Bricotecnologia, o termo usado para designar a fabricação digital artesanal, a tecnologia “faça você mesmo”, é um dos eixos de programação do Laboratório Experimental do Festival CulturaDigital.Br. Nesta roda de conversa, representantes do Cotidiano Sensitivo, Holoscópio, Pandeiro Montagem, Garoa Hacker Clube, Ônibus Hacker, Gambiologia, Pandeiro Montagem, Antenas Artesanais, Monitora Cerrado e Lab Macambira trocam experiências sobre os projetos e abrem a discussão sobre o assunto para o público presente.

    • 18:00-19:00

      Apresentação dos projetos internacionais do Laboratório

      Roda de conversa para a apresentação dos projetos internacionais que compõem o Laboratório Experimental: Waste2No, Pretty Resistant, Protei / Oil Compass, Bitcoin, Generadores de electricidad con basura electrónica, The Cartographer.

    • 19:00-

      Quase-cinema

      Demonstração e oficina sobre a criação de softwares de performance audiovisual, com foco em OpenFrameworks, Processing e Blender 3D.

  • 03/12

    • 10:00-12:00

      Oficina: Processing e Interatividade Gráfica

      Oficina de introdução à computação gráfica interativa baseada em processing

    • 12:00-13:00

      Cartografia Experimental

      Roda de conversa sobre cartografia experimental, com representantes de projetos que trabalham com o tema. Será organizada uma programação para o sábado e o domingo, ligada a tecnologias livres para georreferenciamento, visualização de dados, metodologias de mapeamento e o uso da cartografia como instrumento para a transformação da sociedade.

    • 14:00-18:00

      Oficinas continuadas: Bricotecnologia

      Participantes do eixo bricotecnologia desenvolvem experiências e oferecem oficinas nas bancadas auxiliares do Laboratório. Projetos participantes: Cotidiano Sensitivo, Pretty Resistant, Waste2No, Monitora Cerrado, Garoa Hacker Clube, Gambiologia, Generadores de energia eléctrica com Basura Electrónica, Pandeiro montagem, Bitcoin, Espaço Macambira.

    • 15:00-16:00

      Arte em Rede

      Reunião técnica do Grupo de Trabalho de Arte e Tecnologia da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. O grupo realiza no dia 1/12 um evento no MAM Rio para discutir possibilidades de arte em rede e seu papel na inovação. Na tarde do sábado, organiza uma sessão de discussões técnicas sobre soluções livres de telepresença. http://culturadigital.br/arteemrede/

    • 16:00-17:30

      Sistemas livres para mapeamento online

      Demonstração e oficina sobre como utilizar diferentes sistemas livres (OpenStreetMap, WordPress, Drupal e outros) para construir mapas digitais colaborativos. Com Samuel Vale, Leo Germani, Breno Castro Alves e Bruno Tarin.

    • 17:30-21:00

      Deriva Ipê

      Visita ao Ipe, espaço autogerido no Morro da Conceição que desenvolve residências artísticas em questões críticas de arte, tecnologia e política. A caminhada sai do MAM-Rio e percorre a pé o trajeto de 2,5 km até o Ipe. No caminho, conversas, trocas, diálogos e coleta de dados para mapeamento.

  • 04/12

    • 14:00-18:00

      Cartografia Experimental

      Continuidade do eixo Cartografia Experimental, com o tratamento e visualização de dados coletados no sábado, experimentação com imagens de satélite e demonstração de soluções livres de mapeamento e georreferenciamento.

    • 14:00-18:00

      Oficinas continuadas: Bricotecnologia

      Participantes do eixo bricotecnologia desenvolvem experiências e oferecem oficinas nas bancadas auxiliares do Laboratório. Projetos participantes: Cotidiano Sensitivo, Pretty Resistant, Waste2No, Monitora Cerrado, Garoa Hacker Clube, Gambiologia, Generadores de energia eléctrica com Basura Electrónica, Pandeiro montagem, Bitcoin, Espaço Macambira.

    • 14:00-16:00

      Laboratórios temporários em rede

      Apresentações e debate sobre espaços temporários para produção experimental e artística, com representantes dos projetos Networked Hacklab, Como ser Medialab, Escuta Nômade e Ciclo Hack.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.