Home // Projetos inscritos //

WORKSHOP INICIAÇÃO AO BROFFICE

projeto inscrito por Fernanda Ellen Rodrigues Almeida

, ,

O projeto destina-se a realizar um workshop cujo tema é a iniciação ao BROffice (software livre), com turma de 15 alunos

O workshop pretende compor o mixer das atividades realizadas no Festival CulturaDigital.Br, de forma pontual.

Sendo realizado no dia 03 de dezembro das 14:00 às 17:00 no MAM do Rio de Janeiro.

O conteúdo proposto será apresentado de forma clara e objetiva com a finalidade de proporcionar aos presentes formas alternativas e criativas de utilização das ferramentas digitais, em específico as de livre acesso de licença de uso, ampliando os horizontes de conhecimento.
Durante as 3 horas do workshop serão apresentados o Write, Calc, Impress, correspondentes ao Word, Excel e Power Point da Microsoft.
No início será apresentado o sistema, fazendo uma comparação visual entre o BrOffice e o MsOffice com o objetivo de familiarizar os presentes com a nova ferramenta e sua utilização tanto para o mercado de trabalho quanto para o uso pessoal.
A comparação será:
Writer x Word
Calc x Excel
Impress x Power Point
Serão apresentados alguns menus presente nos dois sistemas e o modo como eles funcionam. Após a comparação entre Writer e Word será iniciada uma atividade prática, que consiste na criação de currículo simples, com formatação simples.
Na apresentação do Calc será feita uma demonstração com o tema “Minhas dívidas”, no qual serão utilizadas as operações matemáticas mais frequentes, a atividade incluirá a formatação da planilha feita por cada aluno.
Para o conteúdo do Impress, cada aluno elaborará um projeto de venda de um produto qualquer cujo o objetivo será chamar atenção do cliente através das apresentações dos slides. Em seguida será feita uma discussão de cada projeto feito.
No final, todos os projetos serão salvos em pen drives e distribuídos aos alunos pela assistente.

Além dos conhecimentos técnicos dos aplicativos do software livre, o conteúdo ministrado tem como proposta ampliar os conhecimentos digitais dos alunos , além de levantar questionamentos sobre a política de implementação e distribuição dos recursos tecnológicos na sociedade brasileira.

O workshop tem como público-alvo jovens e adultos interessados por novas tecnologias e que buscam ampliar seus conhecimentos no campo digital.
Pré requisito: Ter noções de informática

A proposta de realizar um Workshop de iniciação ao BrOffice, ocorreu devido a demanda do mercado de trabalho por profissionais que conheçam outros Sistemas Operacionais além do que é normalmente usado , viu-se a necessidade de criar um Workshop cujo o objetivo geral é apresentar a população que existem formas mais acessíveis de utilização das ferramentas digitais . Além da demanda do mercado de trabalho, outro fator importante para a realização do Workshop, são as novas configurações da sociedade, que caminham para os avanços na utilização de software livre cada vez mais, por um número maior de pessoas.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.