Home // Projetos inscritos //

Videolivro – Oficina de leitura coletiva

projeto inscrito por Jéssica Parizotto

, , , , ,

Objetivo:
Promover a leitura coletiva de obras representativas da literatura brasileira, através da gravação de vídeos pelos participantes do evento;
Promover a inclusão da literatura dentro do panorama das novas tecnologias;
Promover a leitura;

Descrição do Projeto:
1. Pré-produção: Pesquisa e curadoria de obras de reconhecido valor literário dentro da literatura brasileira e que sejam de domínio público. Concluída a escolha das obras, será criado um blog onde posteriormente serão postados os vídeos captados durante o evento. A divulgação será feita através do próprio blog e de redes sociais. Profissionais Envolvidos: Pesquisador, Curador, Produtor, Assistente de Produção e Web-designer. Duração: dois (2) meses.
2. Produção: Durante os dois dias do evento, serão feitas leituras das obras escolhidas. Será necessário disponibilização de espaço com cinco (5) computadores equipados com Webcams. Cada participante gravará através da webcam a leitura de um trecho da obra, após o termino da leitura os vídeos serão enviados aos assistentes de produção que irão postá-los no blog. Profissionais Envolvidos: Produtor e Assistentes de Produção.
3. Pós-produção: Após o termino do evento, os vídeos serão editados de maneira a propiciarem a leitura completa das obras. Após se cadastrarem no blog, os participantes poderão fazer o download do vídeo editado com a leitura coletiva. Através dessa primeira experiência, será avaliada a possibilidade de manutenção do projeto, fazendo com que o blog torne-se uma ferramenta permanente de difusão e incentivo à leitura, assim como também a possibilidade de investimento em novos escritores através de crowdfunding.

A ideia inicial deste projeto surgiu na rede “Itsnoon Brasil” , através da chamada criativa “Como você sonha trabalhar com as novas tecnologias?” Segue o link:

http://itsnoon.net/videos/como-voce-sonha-trabalhar-com-as-novas-tecnologias-3/

Outra inspiração foi o projeto “Mil Casmurros” que promoveu a leitura coletiva de obra de Machado de Assis. Segue o link:

http://www.milcasmurros.com.br/

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.