Um desafio para colocar frente a frente desenvolvedores, programadores, designers, jornalistas, comunicadores, ativistas, pesquisadores e gente da rede; que tenham idéias ou conhecimento técnico para criar e desenvolver pequenos aplicativos baseados em tecnologias abertas e em informações governamentais e dados públicos – ou seja, conteúdo publicado pelos governos na internet, preferencialmente em formato bruto que possa ser remixado e ressignificado para nossa ação política.

Nesta etapa preparatória, a intenção é aproximar pessoas interessadas em organizar e participar um Transparência HackDay Rio no primeiro trimestre de 2011, depois do carnaval. Trata-se da possibilidade de estabelecer diálogos, conhecimento mútuo, sinergias e demandas para a realização deste evento.

Como idéia inicial, o foco se voltará para os grandes eventos que estão na pauta do Estado do Rio de Janeiro: Olimpíadas e Copa do Mundo. Assim, processos relacionados, como as obras de preparação destes eventos e a implantação e desenvolvimento das Unidades de Polícia Pacificadora –UPP servirão de inspiração para desenvolvimento de aplicativos que cruzem dados públicos, gerando informação que sirva de base para articulação de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, tais como ONGs, associações diversas e pessoas interessadas.

O foco delineado não afasta o engajamento de lutas em curso pela democratização da incipiente democracia brasileira no Transparência HackDay Rio. Pode chegar quem se interessar em colaborar pela transparência de processos como (1) as eleições municipais 2012; (2) as diferentes Marchas que se fizeram e podem continuar: da Maconha, da Liberdade e das Vadias; (3) as PECs: da Educação, dos Bombeiros/Policiais; (4) a anti-homofobia; (5) a questão quilombola; entre outras tantas.

Traga sua luta para dialogar com desenvolvedores de tecnologia em um ambiente colaborativo, transparente e alegre com potencial para criar aplicativos de uso político, publicados sob licenças livres, com documentação e código abertos.

Além de entregar essas tecnologias para a comunidade, a idéia do Transparência HackDay Rio é gerar discussões em torno de (1) como gostaríamos que os nossos governos se manifestassem na internet, (2) como devemos cobrar que os dados públicos sejam disponibilizados, e (3) como podemos fomentar na rede a compreensão, a fiscalização e o uso efetivo da informação pública.

Neste momento, precisamos, basicamente, de participantes e desenvolvedores de tecnologia! Contamos com a presença de vocês nesta etapa preparatória para fazer acontecer o evento.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.