«Quando haveremos de viver, se não agora?» perguntava Séneca diante de uma mesa posta para seu regalo e dos seus amigos. Trata-se de uma pergunta, cuja resposta pode ser iludida com muita facilidade. Na verdade quando? Estamos vivos, agora. Em que outra altura poderemos viver, e com que maior satisfação do que ceando em agradável companhia?
In Fisher, M.F.K., A arte de bem servir

Criamos espaços e ambientes para em conjunto partilharmos refeições. A arte caminha ligada a banquetes que repetidamente se articulam nas actividades humanas ligadas à culinária e definem o significado das iguarias, a sua boa confecção e o espaço onde são degustadas. Tavolo é uma mesa que serve de mote para uma abordagem à questão levantada pelo filósofo renascentista, proporcionando a vivência sobre os cheiros e gostos de uma cidade. É uma experiência sensível aplicada no espaço relacional e transportada para o mundo virtual.

Tavolo consiste num passeio/performance desenvolvido pelo artista Jorge Rocha em torno de um talhão de tecido branco que irá viajar pela cidade com um conjunto de performers acoplados, percorrendo a malha urbana do espaço geográfico onde se realiza.
O movimento da mesa será liderado pelo artista Jorge Rocha que irá recolhendo ingredientes no comércio local para serem posteriormente utilizados na confecção de um banquete final servido em cima do tecido que adquire a função de mesa.

Tavolo interage com os macanismos de difusão da arte, sendo todos os passos da performance transmitidos em directo através do site www.bambuser.com e com ligação a redes sociais como twitter e facebook.
O percurso da performance pretende cruzar espaços como mercados de peixe, frutas e de outros bens alimentícios.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.