Samba Surdo é uma instalação interativa composta por oito canais de audio que permite que visitantes explorem e interajam com o samba carioca. O visitante assume o papel do mestre de bateria e determina quais instrumentos serão tocados a partir dos movimentos do corpo e do seu posicionamento no espaço que a obra é instalada.

Através do samba, nenhuma outra linguagem é necessária: música é redundante, as palavras são supérfluas. Os visitantes são convidados a caminhar até o centro de uma sala onde oito alto-falantes estão posicionados na forma de um círculo. Cada caixa de som representa um instrumento de percussão utilizado pelas escolas de bateria. À medida que o visitante se move ao longo do círculo, sua posição ativa um conjunto de sensores que determinam quais alto-falentes devem tocar. O principal objetivo do Samba Surdo é trazer o samba brasileiro para um trabalho de arte contemporânea que ressalta a importância de envolver o visistante para que cada um possa ter sua própria e única experiência.

O século XXI está sendo determinado pelo fato que não somos mais meros consumidores. A internet nos dá voz e ação. Temos o poder de escolha e através dele logramos modificar os padrões de comportamento, consumo e entretenimento. O Samba Surdo leva esse ponto de vista adiante e ressalta como até no Samba podemos escutar e determinar por que caminho queremos que a música ou melodia siga.

O PDF da obra pode ser baixado em:

http://www.lucaswerthein.com/wp-content/uploads/2011/05/SambaSurdo.pdf

O Vídeo da obra pode ser vista em:

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.