Home // Projetos inscritos //

Revista Eletrônica Poranduba

http://www,revistaporanduba.com.br

projeto inscrito por Andriolli Costa

, , ,

A Revista Poranduba é um website jornalístico criado para divulgação, promoção e valorização da cultura popular de Mato Grosso do Sul. O termo Poranduba, de acordo com Barbosa Rodrigues, significa “históricas fantásticas”, indicando aquilo que hoje conhecemos como mitos e lendas. Para a revista eletrônica, ultrapassamos o significado e trabalhamos como fantásticas as próprias histórias de vida de cada uma das pessoas que fazem parte da rede de cultura popular de Mato Grosso do Sul, seja abordando artesanato, comidas típicas, danças folclóricas, folguedos e festivais, música popular, mitos e lendas.

Resposta frequente do senso comum sul-mato-grossense, a opinião de que o estado não possui uma cultura própria; especialmente devido ao grande sincretismo que se manifesta com a presença de imigrantes árabes, portugueses, japoneses, paraguaios, bolivianos e populações indígenas e quilombolas. Poranduba trabalha com a ideia de que é justamente essa diversidade que compõe o mosaico do patrimônio imaterial do Estado.

O projeto iniciou como um blog, apresentado como trabalho de conclusão de curso pelos jornalistas Andriolli Costa e Laryssa Caetano. No entanto, em outubro de 2010, foi aprovado como projeto do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, recebendo um pequeno recurso para iniciar as atividades de maneira mais profissional. Assim, surgiu o site, que procura utilizar da convergência de mídias, abusando de fotografias chamativas, vídeos com edição cuidadosa e textos mais soltos e literários para chamar a atenção dos visitantes. A web foi o suporte escolhido, pois é capaz de convergir as mídias, transmitindo detalhes, sons, imagens que tecem o painel do folclore de MS.

Desta forma, procura-se apresentar e valorizar a cultura popular local não apenas para os outros estados (ainda que isso aconteça, especialmente devido aos acessos globalizados proporcionados pela internet). Mais do que isso, buscou-se mostrar para os próprios sul-mato-grossenses como o folclore regional, a cultura popular e as tradições fazem parte do seu dia-a-dia. Mesmo que, num primeiro momento, eles não se apercebam disso.

O site possui uma média de 1000 visitantes por mês, sendo a grande maioria (50%) de Campo Grande/MS, seguido por São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, comprovando a disseminação da cultura local. Os seis vídeos na página de Poranduba no youtube totalizam 2,9 mil visualizações, mostrando acessos que ainda que não explosivos se destacam considerando o conteúdo estritamente cultural.

Em Dezembro de 2011, em contrapartida ao apoio do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, os jornalistas Andriolli Costa e Laryssa Caetano realizarão palestra para os professores da rede municipal de ensino, apresentando Poranduba e valorizando as iniciativas audiovisuais como ferramenta a ser utilizada para os alunos conhecerem mais sobre a cultura popular e o folclore local.

Links importantes:

http://www.revistaporanduba.com.br/apresentacao/outro-olhar-sao-joao-de-corumba/

http://www.revistaporanduba.com.br/apresentacao/sinhozinho/

http://www.revistaporanduba.com.br/apresentacao/treslagoas/

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.