Home // Projetos inscritos //

Olhar Cultural

projeto inscrito por Alexandre Ferreira dos Santos

, , ,

OBJETIVOS
• Realizar Oficinas de Fotografia nas cidades do sertão Nordestino.
• Democratizar o acesso aos meios de produção de imagens, através da capacitação técnica na área de fotografia.
• Realizar exposições fotográficas coletivas com as fotos dos jovens participantes.
• Contribuir para o crescimento sócio-cultural dos jparticipantes.
• Estimular a produção de imagens que valorizem a identidadecultural e comunitária.
• Realizar uma exposição virtual com as fotos dos participantes. através do blog do projeto. (http://olhar-cultural.blogspot.com)

site: www.olharcultural.com

O projeto Olhar Cultural apresenta-se como uma importante ferramenta de fomento a produção de imagens que revelem o olhar de um povo sobre a sua cultura. O projeto inclui uma oficina sobre a linguagem fotográfica, com duração de 20 horas onde os participantes além de conhecer um pouco da história da fotografia e a técnica fotográfica, aprenderão conceitos como: leitura crítica da realidade, convivência grupal, cidadania e ética, promovendo a auto-estima e possibilitando uma identidade com suas famílias e sua comunidade, valorizando a cultura do seu lugar através da prática fotográfica. O projeto prevê a organização de uma exposição fotográfica com as fotos dos participantes oferecendo a possibilidade da comunidade conhecerem, ou reconhecerem, o que há de melhor em nossa região: a cultura de seu povo.
Além de proporcionar o registro imagético identitário da cultura local e a difusão dos nossos bens culturais, através da exposição das fotos, faremos uma mostra virtual no blog do projeto pois acreditamos que dando oportunidade de capacitação na área da fotografia aos jovens também estaremos dando oportunidade de inserção social e visibilidade a arte fotográfica que registra a nossa identidade cultura, além de valorizar os jovens participantes através da divulgação coletiva de suas obras. A exposição será preparada pelos próprios participantes no encerramento da oficina. O projeto Olhar cultural já foi realizado em 10 cidades do Rio Grande do Norte (cidades com IDH baixo e carente de atividades culturais) todas as atividades são gratuitas. Para esse Festival Internacional, além de oferecer a oficina aos participantes, montaremos uma exposição com 20 imagens produzidas pelos alunos das oficinas do projeto.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.