Home // Projetos inscritos //

Na rua e ao vivo! Arte compartilhada, espaço público e rádio

projeto inscrito por Marcelo Simon Wasem

, , , , , , ,

“Na rua e ao vivo!” pretende ser um encontro para refletir sobre ações de arte compartilhada no espaço público usando o rádio enquanto linguagem poética. O principal objetivo é reunir agentes e coletivos atuantes nas áreas da arte pública, sonora e colaborativa, para pensar os desafios, similaridades e conflitos entre suas propostas teóricas e práticas.

O espaço da rua é usado constantemente como palco de ações de artistas, onde a interação do espectador já é pré-programada. Existem, no entanto, propostas que buscam instaurar um estado de encontro e contaminação, onde a participação do público influencia diretamente os planos iniciais e sugere novos rumos para a própria prática do artista.

Uma das atuações usadas neste campo de arte pública compartilhada entre artistas, não artistas e interessados em geral, é o meio radiofônico. Rádio não só como encontro dos gostos musicais, mas como plataforma para provocações mútuas: desejos, fazeres, reflexões – tendo o som como ponto de partida e chegada.

O encontro “Na rua e ao vivo!” pretende focar nestes pontos, utilizando metodologias diferenciadas de encontro, além do formato “um fala, todos escutam”. Os participantes convidados são oriundos de coletivos do Rio de Janeiro e de fora, mas o objetivo é ampliar o debate para outros agentes do Festival e da cidade.

Alguns dos principais agentes/coletivos e ações são:

Coletivo Ondas Radiofônicas e a residência no Museu da Maré – RJ: http://culturadigital.br/ondasradiofonicas/

Rádio Amnésia e a residência no Ponto de Cultura Côco de Umbigada – PB/PE:http://www.culturadigital.br/amnesia/

Projeto Rádio Interofônica (Ondas Radiofônicas e Rádio Amnésia, dentro do Circuito Interações Estéticas, 2010) – SP/PE/MG/RJ: http://radiointerofonica.wordpress.com/

Caldeirão do Oswaldão (EIA e Ondas Radiofônicas, 2011) – SP: http://idensitat.net/idbairrosp/?p=225

Coletivo Imargem – SP: http://www.imagemdamargem.blogspot.com/

Desarquivo.org – RJ: http://desarquivo.org/

Rubens Pileggi Sá – RJ:

http://figurinhasnowhereman.blogspot.com

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.