Home // Projetos inscritos //

Música Digital 2.0 – cibercultura, apropriações e sociabilidade em uma nova indústria musical

projeto inscrito por Rafael Lage

, , ,

O avanço da cultura digital promove transformações culturais e novos modos de vivência e sociabilidade em rede. Na música, acompanhamos reconfigurações na indústria fonográfica e diferentes apropriações em práticas musicais. Como se dão essas práticas? Estaremos realmente presenciando um período de profundas transformações onde a música é um campo de experimentação? Qual o papel de fãs, artistas e produtores neste novo cenário que se apresenta?

Objetivo
Realizar uma mesa de debates relacionados à música e cultura digital. Discutir o tema de reconfiguração das apropriações musicais, transformações na indústria fonográfica e o papel da cibercultura na música em tempos atuais.

Descrição
A mesa de debates Música Digital é uma iniciativa da Ponte Plural -http://ponteplural.com.br – coletivo de produtores culturais do Rio de Janeiro ligado ao Circuito Fora do Eixo. A mesa durará em torno de uma hora e contará com estudiosos, especialistas em música e tecnologia e participantes ligados à cadeia produtiva musical.

Participarão do debate profissionais ligados ao “Labcult” (Blog coletivo do Laboratório de Pesquisa em Culturas e Tecnologias da Comunicação – http://labcult.blogspot.com), da Universidade Federal Fluminense, do grupo de pesquisas “Indústria da música do Estado do Rio de Janeiro” – http://www.eco.ufrj.br/pesquisaindustriadamusica/index.html – da UFRJ, e do projeto Estrombo – http://www.estrombo.com.br – que estuda economia criativa e o desenvolvimento da indústria da música.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.