Home // Projetos inscritos //

Maracatu.org.br

http://maracatu.org.br

projeto inscrito por Diego Rojas

, , ,

O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente. Surgiu provavelmente onde hoje é o estado de Pernambuco, com registros nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu (que antigamente abrangia também o que são hoje os municípios de Itapissuma, Abreu e Lima e Itamaracá), durante o período escravocrata, entre os séculos 17 e 18. Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Atualmente as Nações de Maracatu estão sediadas nas Cidades de Recife, Olinda e em outras cidades como Igarassu e Jaboatão dos Guararapes. Mas no final do século 20 a cultura do Maracatu Nação se espalhou por muitas cidades do país e por diversos lugares do mundo. Hoje, além das Nações, existem mais de uma centena de grupos no Brasil e no mundo trabalhando com a música, a dança e outros elementos da arte do Maracatu de Baque Virado.

Acreditamos que o fortalecimento desta manifestação se dá no cotidiano dos trabalhos realizados nas Nações e nos Grupos e na articulação entre todos eles, por meio de ações de troca, compartilhamento do conhecimento e colaboração mútua.

Consideramos que a articulação dessa rede é muito importante para o fortalecimento e a perenidade da cultura do Maracatu de Baque Virado no século 21, contribuindo para que estes diversos valores e tradições sejam amplamente compartilhados entre seus praticantes.

O www.maracatu.org.br é uma idéia bem simples: construir de forma coletiva uma plataforma que reúne páginas das Nações e dos Grupos de Maracatu e um grande acervo com informações em texto, vídeos, fotos, áudios e etc.

Ou seja, um site/portal onde a publicação de conteúdo é feita pelas próprias Nações e Grupos, de maneira simples como nos blogues. Cada Nação ou Grupo de Maracatu conectado ao projeto recebe um domínio como: suanação.maracatu.org.br ou seugrupo.maracatu.org.br.

Nosso intuíto é que as Nações e os Grupos tenham total autonomia na organização e publicação de seus conteúdos e que seus sites/páginas formem um grande conjunto de informações e referências sobre o Maracatu de Baque Virado, organizados pelas próprias pessoas que ‘brincam’ o Maracatu.

É importante lembrar que este projeto não visa qualquer tipo de lucro, não tem e não terá o objetivo de cobrar por nenhum tipo de trabalho. É uma iniciativa de pessoas que vivem o Maracatu de Baque Virado, contribuindo para esta Cultura.

Saiba mais em: www.maracatu.org.br

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.