Home // Projetos inscritos //

Mapa da Cachaça

http://www.mapadacachaca.com.br

projeto inscrito por Gabriela Barreto

, , , , , , ,

O Mapa da Cachaça [www.mapadacachaca.com.br] é um projeto que visa falar sobre cultura e história brasileira tendo a Cachaça como um dos seus personagens principais.
Através do uso de ferramentas multimídia, o site indica alambiques de todo o país, conta a história da bebida e mostra suas utilidades na gastronomia contemporânea

Quer como seja chamada, a cachaça, pinga ou água-que-passarinho-não-bebe é indiscutivelmente uma das bebidas mais famosas do Brasil. A tradição vem desde 1532 e tem ligações com o nosso folclore, economia, gastronomia, cultura e turismo. Ainda assim, é muito timidamente que ela vem ocupando lugar de destaque nas nossas prateleiras e mesa.

O site Mapa da Cachaça (http://mapadacachaca.com.br/) é um projeto criado para a valorização deste produto nacional por meio de um acervo multimídia que difunde a sua história e promove o ussse destilado na gastronomia. O site apresenta vários conteúdos em textos, fotos e vídeos com especialistas apresentando receitas, falando sobre o mercado, comentando o design de rótulos, contando histórias de alambiques artesanais e explicando como se deve degustar uma boa caninha.

Além disso, seguindo as tendências do mundo digital, o Mapa da Cachaça criou uma ferramenta de cadastro com o intuito de mapear os mais de quatro mil alambiques espalhados pelo país. Tendo como exemplo a filosofia Wiki, O Guia Mapa da Cachaça [www.guia.mapadacachaca.com.br] é um espaço on-line onde qualquer usuário pode cadastrar, editar e complementar dados sobre um alambique de cachaça. Essa ferramenta permite também adicionar fotos, vídeos, comentários dentre outras coisas para que todos possam compartilhar viagens, idéias, experiências e, consequentemente, conhecer um pouco mais do Brasil.

O Mapa da Cachaça conta com a expertise de economistas, químicos, produtores, pesquisadores e sommeliers. Entre eles, Leandro Batista – Sommelier de Cachaça do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, Rodrigo Oliveira – chef do Restaurante e Cachaçaria Mocotó, Bia Goll – chef do Restaurante Otto Bistrot, Jairo Martins – pesquisador e autor do livro “Cachaça – O mais brasileiro dos prazeres”, Alessandra Trindade – pesquisadora e autora do livro “Cachaça – Um amor brasileiro”.

Alguns vídeos já produzidos pelo projeto:

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.