Home // Projetos inscritos //

Laboratório da Visualidade e Visualização (LabVis / EBA-UFRJ)

http://doriskos.wordpress.com/category/projetos/

projeto inscrito por Doris Kosminsky

, , , ,

O Laboratório da Visualidade e Visualização (LabVis) da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ) vem desde 2010 atuando como um espaço interdisciplinar e colaborativo, voltado para a pesquisa experimental de interações e visualizações artísticas de dados. Operando sobre o tripé arte-design-tecnologia, propõe a construção de visualizações a partir do emprego de dados sobre a sociedade brasileira. Sob a coordenação da Profa. Dra. Doris Kosminsky, o LabVis é constituído por alunos de graduação (do curso de Comunicação Visual Design / EBA-UFRJ) e de pós-graduação em Artes Visuais (linha Poéticas Interdisciplinares).

As visualizações artísticas utilizam tendências e padrões que emergem da organização de grandes conjuntos de dados para converter o dado em experiência e transubstanciar a informação em poética. Atuando para ressaltar o que de outro modo não se faria visível, voltam-se para as sensações em um ambiente permeado pelo excesso de dados, sua mobilidade, heterogeneidade e fluxo.

Dentre as visualizações de dados sobre a sociedade brasileira e experimentos de inscrições gráficas a partir da interação corpo – mídia digital, desenvolvidos em Processing, destacamos:
- “As cores dos destinos turísticos brasileiros”, desenvolvida pela aluna Luiza Bielinski Barreto Martins, com o apoio técnico do Prof. Dr. Claudio Esperança (COPPE-UFRJ), tem como objetivo produzir uma paleta de cores de cada um dos 65 principais destinos turísticos brasileiros, a partir da seleção de fotos postadas no Flickr. Desta paleta, extrairemos as cores de cada cidade, de forma a representar imageticamente a diversidade brasileira em seus variados climas e manifestações culturais.
- Visualizações experimentais sobre a realidade brasileira, desenvolvidas pelos alunos Gabriel Nascimento e Paulo Renato Jaume Nadal Pupo, a partir de dados do CENSO de 2010 apresentam revelações sobre o aumento e composição da população ao longo do tempo e suas condições socioeconômicas. Tratam-se de obras que podem levantar análises e questionamentos sobre a nossa sociedade. Neste mesmo contexto, as visualizações dinâmicas sobre a produção de lixo no Brasil, desenvolvidas por Ilana Majerowicz mostram o avanço da produção e dispersão de resíduos, fazendo-nos refletir sobre o consumo consciente.
- CTRL+01 foi desenvolvido pela mestranda Barbara Castro e gera imagens a partir do posicionamento do rosto diante do computador (capturado pela webcam), também sofrendo influencia do som obtido com o microfone. Ao produzir uma imagem, o interator discute e recria a relação de seu corpo com a tela.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.