Home // Projetos inscritos //

Jornal Da Hora

http://espacojornaldahora.blogspot.com/

projeto inscrito por Merenice Merhej

O Instituto Espaço Arterial é uma ONG que desenvolve projetos de Mediação de Leituras. O Instituto entende ser fundamental que a criança e o adolescente possam contribuir com seu meio; dominar a leitura e a escrita; saber intervir oralmente em situações públicas; conhecer as formas como a língua é vista e compreendida e usar estas habilidades para atuar na vida, profissional e pública, o que é, em suma, contribuir para o fortalecimento da cidadania.
O projeto Jornal Da Hora surgiu como uma reinvindicação das crianças que participavam do Jornal A Voz da Infância, na Biblioteca Monteiro Lobato, mantido e coordenado pela equipe do Insituto Espaço Arterial, na época, ainda como grupo informal. Ao fim da parceria, os participantes procurou o Instituto, já constituído como Associação, e pediram para continuar a produção do jornal, criando, assim, o Jornal Da Hora, em Abril de 2008, vencedor dos prêmios Pontinho de Cultura e Mídia Livre, do Ministério da Cultura.
Para nós do Intituto Espaço Arteiral, a leitura é um instrumento fundamental para o desenvolvimento humano e pessoal, para o processo formativo e para o exercício pleno da cidadania.
Tornar-se um leitor significa participar da vida social, estar capacitado para procurar e selecionar as informações que necessita.Ter seu universo de conhecimento ampliado, ter acesso a outras culturas e povos, conhecer outras formas de pensamento e relações sociais.
Elaborar um projeto de leitura torna-se, para nós, uma tarefa de extrema importância.
Reconhecendo a importância da comunicação de massa na vida cotidiana, o Jornal da Hora é um projeto que visa contribuir na formação de leitores de livros e possibilitar outras leituras. De tornar visível o invisível e de dar importância aos significados culturais produzidos também pelas imagens.
Um olhar mais atento à realidade na qual estamos inseridos, vemos a importância das culturas visuais no mundo contemporâneo e o fascínio despertado pelas imagens entre as crianças e jovens. Temos hoje a necessidade de aprender a ler e interpretar criticamente as diferentes linguagens – visual e verbal.
Ao elaborar o jornal, crianças/adolescentes se envolvem em atividades de leitura, escrita e pesquisa que auxiliam no processo de formação. E assim, tornam-se multiplicadoras e formadoras de leitores, através de seus textos, que se aproximam de seu público, pois se trata de um jornal escrito e ilustrado por crianças e lido, essencialmente, por crianças, formando uma rede de mediação de leitura. Enfim, podemos dizer que o jornal ensina a aprender ao estimular a pensar de modo crítico sobre o que se lê.
O Jornal tem tiragem de duas mil cópias mensais, distribuídas gratuitamente em escolas e instituições públicas parceiras e é, também, disponibilizado integralmente, em pdf, no blogue do jornal, também escrito pelas crianças participantes do projeto: http://espacojornaldahora.blogspot.com/

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.