Home // Projetos inscritos //

Interface de Redes: Economia Solidária e Redes Digitais

http://ecomunicacaosolidaria.wordpress.com/

projeto inscrito por Tiago Filgueiras Pimentel

, , , ,

A interface entre a prática e a rede de economia solidária (EcoSol) e os recursos de comunicação digital é algo ainda em construção.

Caracteriza-se a Economia Solidária como o conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
Sendo uma das referências mundiais em práticas de EcoSol e em políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local, estima-se que no Brasil existam mais de 20 mil empreendimentos econômicos solidários, envolvendo diretamente mais de 2 milhões de pessoas.

A apropriação das tecnologias de informação e comunicação pode enriquecer enormemente a prática dos empreendimentos econômicos e solidários, tornarndo-se ação efetiva de inclusão digital e social.

É neste sentido que, em um Festival de Cultura Digital, consideramos interessante trazer a discussão de como a arquitetura das redes digitais apresenta afinidades conceituais e práticas com a Economia Solidária.

A oficina proposta pretende explorar algumas dessas afinidades.

Objetivo: apresentar a experiência da utilização das redes digitais e dos recursos de comunicação digital na formação de empreendimentos solidários e na consolidação de uma rede nacional de economia solidária.

Descrição do projeto: A oficina pretende relatar a experiência da disciplina de Comunicação Digital no curso de Economia Solidária para Educação de Jovens e Adultos em três pólos articuladores da Grande São Paulo: São Bernardo, Campo Limpo e Santo André. Atividades práticas serão propostas para explorar as interfaces e afinidades entre as redes de economia solidária e as redes de comunicação digital.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.