Hzoom é um website cultural criado por uma fotógrafa e dois historiadores, dedicado totalmente à fotografia panorâmica do patrimônio histórico, arqueológico, arquitetônico, paisagístico, artístico, turístico e ambiental do Brasil. É uma viagem panorâmica ao patrimônio cultural brasileiro, mostrando os vestígios dos processos históricos, as dimensões das paisagens, os traços da arquitetura, os estilos da arte, as diversidades da cultura e do turismo, as riquezas ambientais e os bastidores da tecnologia. É também uma
proposta de diálogo com a história e com a natureza, uma forma de comunicação entre brasileiros e cidadãos do mundo que também valorizam os patrimônios de suas civilizações. Através de fotografias de 360 x 180 e da produção de um conteúdo informativo exclusivo, hzoom vai fotografar e difundir o patrimônio cultural brasileiro, defender a sua preservação e divulgar as iniciativas para a sua conservação. A primeira etapa vai documentar os dezoito sítios do patrimônio mundial do Brasil sítios do patrimônio nacional e sítios do patrimônio do Estado de São Paulo.

Nossa principal razão é a percepção do significado e da importância do patrimônio cultural brasileiro na compreensão da nossa identidade e daquilo que nos diferencia, e ao mesmo tempo nos aproxima, de outros povos do mundo. Construir uma síntese de um patrimônio que transcende em muito o marco do Descobrimento, interagir com os vestígios preservados e os caminhos revelados através da imaginação humana, são desafios estimulantes e cheio de possibilidades que justificam a nossa iniciativa. Podemos relacionar algumas: oferecer mais elementos para a compreensão da nossa existência; discutir o sentido da herança que a todos nós pertence; dialogar com as diferentes histórias de um mesmo espaço; propor outras circulações pelos lugares do país; surpreender-se com os desdobramentos dessas informações na comunicação massiva através da internet.

Hzoom propõe uma abordagem pouco usual do patrimônio cultural brasileiro. Ao articular a fotografia contemporânea com a memória, neste caso fruto do trabalho de campo do fotógrafo e do historiador, o projeto pretende desdobrar as informações relacionadas com o sítio tombado, nosso objeto, criando um conteúdo bem mais amplo do que aquele atualmente encontrado, ou quando visitamos os sítios de nosso patrimônio, ou quando navegamos pela internet em busca de informações sobre eles. Essa árdua tarefa, que envolve a produção de conhecimento sobre história, cultura, turismo e meio ambiente, poderá gerar benefícios para a educação e para o turismo, o que justifica a criação desta ferramenta de comunicação.

O nosso objetivo nessa atividade é apresentar o projeto e criar conexões, estabelecer diálogo com outros grupos, agentes e pessoas que estejam envolvidas ou tenham a curiosidade de conhecer mais a fundo o patrimônio histórico brasileiro.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.