Home // Projetos inscritos //

Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social

http://www.festivaldeideias.org.br

projeto inscrito por Carolina Gutierrez

, , , , , , , , ,

O Festival de Ideias: inovações para o desenvolvimento social (FdI), promovido pelo Centro Ruth Cardoso em parceria com V2V, Catarse e Mandalah, traz à tona o espírito de celebração do bem-comum, da união, das redes.

Durante dois dias (20 e 21/09), a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, sediou o evento presencial, que na realidade traduz apenas uma parte do processo de construção do Festival de Ideias.

O Festival começou bem antes, quando um grupo de pessoas sentou pela primeira vez para discutir o que, quando, onde. Desde então, todos os que ouviam falar do #festideias, compravam a proposta e se juntavam à rede que ia se formando. A própria construção do evento virou um festival – todos colaboravam, todos interagiam.

Descobertos o “o que, quando e onde”, o FdI tomou corpo e foi lançado via rede, no www.festivaldeideias.org.br –, uma plataforma de colaboração que combinou, de forma pioneira, crowdweaving (trocas de capital social) e crowdfunding (financiamento projetos de forma colaborativa). O site recebeu a inscrição de 346 ideias inovadoras e milhares de interações com propostas a três temas bastante debatidos no Brasil e no mundo: mobilidade urbana, violência e catástrofes naturais.

As ideias foram melhoradas, ramificadas, remixadas – fruto de um ambiente de trabalho em rede. Todas passaram, então, por uma comissão curadora, que selecionou as 20 finalistas de todo o Brasil – 10 em mobilidade urbana, 6 em violência e 4 em catástrofes naturais – para participar da etapa presencial, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

Planejado pela cenógrafa Solange Salva e pelo pessoal da Goma Oficina, o galpão rijo da Cinemateca transformou-se em ambiente perfeito de interação. Aproximadamente 40 apoiadores voluntários estiveram presentes, ajudando os grupos no aperfeiçoamento e na evolução técnica das ideias apresentadas.

Os grupos, a priori divididos entre os três temas do FdI, se uniram e desuniram nos debates, um sentou na mesa do outro, todos pediam ajuda pelas redes, todos colaboravam, todos interagiram – as coisas aconteceram.

Das 20 ideias iniciais, 18 foram concluídas: Cata-logo, Armários coletivos, Mapeamento de rotas no Brasil para o cicloturismo, MoeDA Bike, Pontos do Bairro, Walking Bike Sound SP Tour, Está na Área, Táxi Compartilhado, Bike Anjo, vamosjuntos.lá, Aster Turismo de Experiência, V.I.AS, Ponto de Encontro Amigos do Pé, Turma de Valor, Botão do Pânico, SafePlace – Cidades Seguras, Salva Vidas e Rede Social Arca de Noé.

Os 18 grupos entregaram suas ideias finalizadas em vídeo. Exibidos para o público no auditório da Cinamateca, os vídeos tomaram conta da sala preta, misturando texto, imagem e informação com um toque de ludismo. O resultado geral do processo co-criativo foi então ao voto popular via SMS.

Além da votação via mensagem de texto, uma comissão julgadora se reuniu para escolher as três melhores ideias, que receberam R$ 10 mil cada de aporte no Catarse. São elas:

• Pontos do Bairro

http://catarse.me/pt/projects/326-pontos-do-bairro

• Turma de Valor

http://catarse.me/pt/projects/328-turma-de-valor

• Mapeamento de Rotas de Cicloturismo no Brasil

http://catarse.me/pt/projects/341-mapeamento-de-rotas-de-cicloturismo-no-brasil

Já as ideias Está na Área, Cata-logo e Bike Anjo foram as mais populares, escolhidas pelo público do #festideias.

Todas as 18 ideias saíram do FdI com um start-up e estão disponíveis em um canal exclusivo do Catarse, onde qualquer pessoa pode colaborar para essas ideias saiam do papel. Acesse: http://catarse.me/pt/festivaldeideias.

O Festival de Ideias não acabou! Está só começando! Após dois dias de co-criação e muita interação, a rede formada em torno das ideias continua ativa, mobilizada e respirando.

Para saber sobre o processo do Festival e interagir com a rede, visite o site do FdI – www.festivaldeideias.org.br –, o blog – http://blog.festivaldeideias.org.br –, a página das ideias no Catarse – http://catarse.me/pt/festivaldeideias – e a comunidade do #festideias no Facebook – https://www.facebook.com/groups/219514234760244/.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.