Este projeto veio de uma vontade em redescobrir as cidades do mundo. Cada vez mais deixamos de ocupar espaço públicos, muitas vezes influenciados pelo que dizem grandes veículo de comunicação. A cidade acaba dividade entre espaços valorizados, que são habitados; e espaços obscuros, que acabam excluídos e abandonados.
Exorcismos Urbanos (www.exorcismosurbanos.com) é uma plataforma colaborativa para o mapeamento de antilugares, aqueles territórios que por algum motivo foram esquecidos. O efeito desse esquecimento em você é o que faz dele um antilugar.
Convidamos pessoas de todo o mundo para registrar esses pontos de afetação com o cidade, através de um simples ato: o exorcismo. Caracterizamos o ato exorcista pelo registro da presença de um personagem qualquer mascarado no antilugar escolhido.
O cadastro na plataforma exige que seja comentado o motivo do exorcismo. Dessa maneira pretendemos compilar relatos de história oral que podem ressignificar espaços da cidade. É como um raio de luz energética, ou uma boa aventura urbana.
Este projeto foi contemplado pelo prêmio FUNRTE de Estímulo a Produção Cultural e Crítica para Internet.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.