Home // Projetos inscritos //

EQUAÇÕES

http://equacoes.tumblr.com/

projeto inscrito por Caio Fazolin

, , , ,

O vazio, o nada, o desconhecido não foram inventados, mas sim percebidos pelo homem. O simbolo matemático para o zero surge após a escrita e após grandes civilizações já terem passado pela terra. Na criação desse símbolo, matemática e filosofia se cruzam, tentando compreender o que chamamos de mistério, de início e de divino.
O zero representa o vazio, que é o constituidor do infinito. O espaço é tão cheio de vazio, que podemos afirmar que planetas, astros e corpos não representam matéria calculável na imensidão do desconhecido.
Nossos corpos formado por uma bilhões de moléculas, carregam pequenos infinitos de vazio em cada uma dessas partículas. Somos formados de zeros flutuando numa imensidão nula.
A vida só é percebida nesse contraste, 0 e 1.
Para a matemática todos os conjuntos vazios são iguais, é permissível falar de um único conjunto sem elementos. O vazio do micro e o domacro são o mesmo.
Mas assim como na música que pode ser definida como os espaços entre as notas, perceber o vazio requisita o cheio. A performance audiovisual EQUAÇÕES busca criar um ambiente propicio a essa observação. Sons dos extremos do espectro se relacionam com elementos geométricos simples, brancos e estroboscópicos na criação de um espaço cheio e vazio ao mesmo tempo. Tempo percebido de forma estranha. Ora dilatado , ora acelerado.

O trabalho EQUAÇÕES é uma performance audiovisual realizada ao vivo a partir da interação entre dois programas. Um dos programas é responsável por gerar o áudio, que é manipulado pelo artista em tempo real. O áudio, por sua vez, alimenta um segundo programa que transforma essa informação em imagens. O áudio e as imagens são gerados exclusivamente por padrões matemáticos simples, que são familiares ao público e ao mesmo tempo capazes de criar um universo infinito de possibilidades e combinações. Sons sintéticos produzidos pelo primeiro programa são captados e analisados pelo segundo por meio da transformada de Fourier, que por ser um fundamento matemático rígido gera dados perfeitos para a construção de peças de extrema precisão geométrica. O objetivo dessa performance é estimular os sentidos da visão e audição ao criar uma relação de causa e efeito entre duas linguagens.

A performance EQUAÇÕES foi desenvolvida da seguinte maneira:
- áudio: gerado através de uma série de sintetizadores virtuais controlados ao vivo com o software Ableton Live e controladores midi
- vídeo: gerado a partir do áudio que é transformado em uma tabela de valores em tempo real no software VVVV e também é controlado por midi

Poderá ser realizado ainda uma oficina introdutória ao vvv.org, intitulada vizualização de dados no vvvv

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.