Home // Projetos inscritos //

De Galho em Galho

projeto inscrito por Larissa Scarpelli Viana

, , , , , , ,

• O começo
Era um grupo de garotos, cada um com seus vinte e poucos anos. Alguns se conheciam há alguns anos, outros, os mesmos interesses se encarregaram da aproximação. Viviam em um lugar que amavam, mas que sabiam não ser o ideal (afinal, o ideal não faz parte do palpável), afinal, de nada valia o ser, valia-se o quanto tinha. Sabiam que isso poderia ser modificado se houvesse um grupo interessado em operar tais mudanças.
Pensaram em como causar impacto, modificando àquela selva. No grupo, uns eram bons com a tinta, outros lidavam melhor com a tesoura e a linha, outros com as palavras, outros com as partituras… Enfim, cada um em uma área, mas todos ligados pela arte. Encontraram a ideia: interligar as artes em um espaço amplo e diversificado, que fosse acessível a toda a população local.
Esse contato com a arte poderia mexer com a forma de agir e pensar de muitos. Se dará certo? Eles não sabem. A única certeza é que, fazendo de cada arte um galho, de galho em galho, o grupo sabe que atingirá o topo.

Um sonho, de galho em galho a realização

• O que é?

O De galho em galho surgiu a partir do Coletivo Massau [www.facebook.com/coletivomassau], criado por jovens belo-horizontinos com o intuito de gerar discussões e pesquisas acerca de diversas áreas do conhecimento, além de promover intervenções e projetos culturais.
Um exemplo destes projetos é a Batalha de Rabiscos, que ocorreu pelo Facebook e movimentou desenhistas e ilustradores. Mais informações em [www.facebook.com/coletivomassau].
Como resultado das ideias deste Coletivo nasceu o blog, que é a junção de cada área citada na introdução. Esta ideia não poderia ser realizada de outro jeito senão em um espaço colaborativo, onde as trocas de conhecimento e informações se dessem de forma horizontal, criando assim uma rede. Portanto, a ideia dos criadores do “De galho em galho” foi a de levar este conteúdo em um formato onde todos os interagentes – sejam os colaboradores ou leitores – sejam também mediadores.

• Mas o que isso tem de diferencial?

Em Belo Horizonte, cidade de que será palco das estratégias criadas pelo grupo, a cena cultural é dinâmica e, a cada dia, grupos, coletivos e artistas se manifestam de forma expressiva, que toma proporções importantes para o desenvolvimento de vários setores culturais. Mas a ideia não é oferecer mais do mesmo para a população, mas sim abordar, noticiar, discutir e informar, de forma integrada, as principais questões que permeiam a vida dos idealizadores: artes visuais, design, música, mídia, moda e arte-educação.

Mais do que oferecer a cultura como entretenimento, a ideia do De galho em galho é o aprofundamento em questões que passeiam pelo dia a dia de quem consome ou produz cultura, mas de forma antropofágica, cercada de questões que possam propiciar um debate com todos os envolvidos – pouco, muito ou parcialmente – com os temas abordados.

O link do De galho em galho ainda não está disponível, pois o grupo está tentando se organizar e preparar os melhores conteúdos para quem acessá-lo. Por isso o interesse em participar do CulturaDigital.BR e ativar esta ideia a partir de reflexões com outras redes.

• Objetivos

- Estabelecer um canal capaz de promover diálogo e informação sobre a produção cultural da cidade;
- Promover discussões sobre as influências das expressões artísticas de “Alta Cultura” e “Cultura Popular” no cotidiano do cidadão belo-horizontino;
- Trocar informações com público do blog para estimulação colaborativa de novas ideias e projetos com o coletivo idealizador da proposta;
- Viabilizar ações por meio de parcerias com coletivos, ONG’s e comerciários interessados na proposta, para promoção de oficinas, debates e festivais que contribuam para a fomentação da produção cultural na cidade.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.