Home // Projetos inscritos //

Curumim Digital

projeto inscrito por Luísa Ferreira de Souza

Durante a Operação Peixe-boi do Projeto Rondon, realizou-se, com a comunidade da Reserva Indígena Beija-Flor atividades de inclusão digital dividida em 4 etapas de oficinas. Partindo do ensinamento básico acerca de hardware e software. Entretanto, o mais interessante era o material preparado para ensinar os indígenas a fazer blogs, uma solicitação que partiu da comunidade, então, a oficina tomou como princípio a apresentação dos mais conhecidos e fáceis sites de hospedagem, os tipos de postagens que podem alimentar o blog, passando por vídeos, fotos e textos.
A solicitação da oficina sobre blogs, surgiu da necessidade de divulgação do artesanato produzido pelos indígenas, além de disseminarem na internet as oportunidades turísticas e belezas da “Etnotrilha do Selvagem”. A terceira parte da oficina, apresentou blogs já disponíveis na internet e ensinou a como embelezar os produtos e organizar as postagens. Colocando-os frente a frente com uma câmera digital e instruindo com noções básicas de fotografia, todos os presentes realizaram a atividade e em seguida, as fotos foram avaliadas a fim de que em uma próxima vez os erros sejam corrigidos.
Por fim, a quarta e última etapa foi o momento de praticar as atividades na internet, os indígenas da Reserva Beija-Flor escolheram o nome para o blog, as imagens, e postaram as fotos dos produtos com as informações da matéria-prima.
E, posteriormente à atividade, continuaram alimentando o blog com atividades que estavam sendo realizadas na Reserva, na área da saúde, os costumes, a alimentação, entre outros.
O objetivo da atividade realizada em Rio Preto da Eva, com a Reserva Indígena, era aproximar e apresentar a eles o universo da internet e das redes sociais, colocando-os conectados com o mundo digital. O site criado, a gosto dos indígenas participantes da atividade é “http://beijaflorrpe.blogspot.com/”.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.