Home // Projetos inscritos //

Como criar um hackerspace em 44 dias

http://garoa.net.br

projeto inscrito por Rodrigo Rodrigues da Silva

, ,

O que é um hackerspace? Como faço para criar um? Vocês trabalham lá? Mas de onde vocês tiram dinheiro? O que é hacker? É só chegar?

Essas serão algumas perguntas respondidas nesse relato de experiência com a criação do Garoa Hacker Clube, o primeiro hackerspace brasileiro.

Hackerspaces existem pelo mundo há pelo menos 50 anos, mas só em 2006 foi cunhado o termo que serve a esses espaços autônomos e colaborativos de inovação, aprendizado e desenvolvimento tecnológico.

Exploraremos alguns modelos de hackerspaces, as particularidades de seus processos embrionários, além de apresentar soluções simples para a resolução de problemas recorrentes na criação e manutenção desses espaços – as “Hackerspace Design Patterns” -, com foco nas experiências do Garoa Hacker Clube. Esperamos que o relato de nossa experiência sirva de inspiração para a criação de espaços similares no Brasil e na América Latina.

O título da proposta é, na verdade, uma brincadeira com uma peculiaridade histórica do Garoa Hacker Clube: desde o dia em que fizemos nossa primeira reunião presencial até a instalação no porão da Casa da Cultura Digital, que ainda hoje é o nosso espaço, passaram-se apenas 44 dias. No entanto, quase dois anos de discussão e articulação pela Internet, através de uma rede social, antecederam esse primeiro encontro, que foi definitivamente o estopim para a concretização do hackerspace.

Após o Garoa Hacker Clube, outros hackerspaces surgiram em menos tempo: cerca de um ano após a instalação do espaço que viria a ser o Garoa Hacker Clube, dois novos hackerspaces brasileiros anunciaram o início de suas atividades: o Fundação Hacker Space, em São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, e o Laboratório Hacker de Campinas. Outros hackerspaces encontram-se em fase embrionária, e estamos colaborando com o seu desenvolvimento através de nossas experiências.

Desse modo, convidamos os membros de hackerspaces ativos (nacionais e internacionais) e ainda interessados em montar um hackerspace presentes no Festival a participar da atividade.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.