Home // Projetos inscritos //

CírculoAuditório Digital – um programa de variedades na pós-TV

projeto inscrito por Alexandre Santini e Marcelo das histórias

, , , , ,

Um Programa de auditório em roda, nas ruas do Rio de Janeiro, transmitido ao vivo pela web, irrompendo em edições extraordinárias ao longo da programação do Festival CulturaDigital.Br . Como contribuição às estratégias de cobertura e comunicação colaborativa do Festival, e no intuito de promover o diálogo entre o evento e a cidade do Rio de Janeiro, suas ruas, praças, e a população carioca. A idéia é promover edições do “programa”em locais de grande circulação pública da cidade, com uma programação que envolva música ao vivo, teatro de rua, narradores orais, mestres e griôs da cultura popular carioca, Discotecagem, entrevistas e intervenções urbanas.
Inserir a cultura digital no território, no espaço público, no cotidiano da cidade. Abordar o tema do digital de forma descomplicada, popular, ao alcance do coração do povo. Integrar a ágora da praça pública com o ambiente de comunicação digital. Uma experiência que liga tradição e contemporaneidade, o popular e o moderno, o antigo e o novo.
Esta iniciativa, que começou como uma brincadeira chamada “Rádio Griô Nacional”, inventada pelos artistas, griôs aprendizes e agitadores culturais Alexandre Santini (RJ) e Marcelo das histórias (SP), teve sua gênese no encontro nacional de Planejamento da Ação Griô do Programa Cultura Viva em 2009, em Lençóis, Chapada Diamantina (BA), onde os artistas citados “irradiavam”suas conversas com os participantes do encontro, passantes e circunstantes, contando histórias de tradição oral e falando de cultura, política, amor, teatro, música, comunicação e outros temas da maior e menor relevância. A inspiração vem dos Programas do Chacrinha, dos artistas populares de rua, pregoeiros, mercadores, ciganos e degredados em geral.
Posteriormente esta esperiência se repetiu em Campinas (SP) em 2010, durante o II Encontro Nacional de Narradores Orais e Agentes de Leitura, onde a “Rádio GriÔ” entrou efetivamente no ar pela web em aulas-espetáculo que contaram com a participação de Célio Turino, Lillian Pacheco, e onde se consolidou o formato de programa de auditório, inspirado na Rádio Nacional e no Chacrinha.
Em 2011, o programa saiu dos espaços fechados e ganhou as ruas em parceria com o pontão de cultura de convivência e cultura da paz do Instituto Pólis (SP), em um projeto intitulado APROPRIARTE – convivência e cultura de paz nas cidades. Foram realizadas 2 edições desta ação em Santa Teresa (RJ) e na Praça da República (SP) transmitidos ao vivo pela internet. A transmissão destas atividades contou com a parceria do pontãp de cultura da ECO-UFRJ, O êxito destas iniciativas consolidou um formato que queremos oferecer ao festival CulturaDigital.br como uma contribuição artistica, política e performática. Queremos ser a sala de visitas do encontro, em pleno espaço público inventaremos um espaço tropicalista irreverente que elabore e desmistifique a cultura digital para o povo da cidade do Rio de Janeiro. CulturaDigital.Br ao alcance do seu coração. Quem viver verá!

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.