O objetivo deste projeto é identificar os mecanismos de monitoramento de dados pessoais empregados na internet brasileira e fornecer mapas visuais que colaborem para a compreensão e estudo deste fenômeno. Para isso, identificamos e analisamos os cookies e web beacons presentes em cinco sites e duas redes sociais que figuram entre os endereços da web mais acessados pelos brasileiros. O domínio de cada rastreador foi utilizado para identificar a empresa responsável por sua operação, o que permitiu, a partir da análise dos serviços oferecidos por cada uma delas, a elaboração de uma tipologia de cookies e beacons segundo suas funções e segundo as práticas das empresas que os empregam. Os dados encontrados foram traduzidos em mapas estáticos ou infográficos, produzidos pelas equipes do Medialab/Sciences Po (Paris, França) e do Density Lab (Milão, Itália).

O projeto realizou também um mapeamento da produção acadêmica e da legislação brasileira relativos à problemática dos dados pessoais na internet brasileira. Assim, esta iniciativa identifica práticas de monitoramento vigentes na cultura digital e evidencia a necessidade de que haja um debate público mais amplo em relação à coleta e ao tratamento dos dados pessoais que circulam no ciberespaço.

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