Home // Projetos inscritos //

189 MHz apresenta: Mulher, Arte e Tecnologia

http://www.189mhz.net

projeto inscrito por Marise Cardoso

, , , , , , ,

189_MHz – frequencia criativa – é uma plataforma independente, criada em Barcelona no ano de 2011, cujo objetivo é promover atividades e projetos culturais multidisciplinares, incentivando a arte e a criatividade em açoes coletivas. Especializada nas áreas de música, artes visuais, curadoria e produção de festivais e eventos culturais de carater singular em Barcelona, Europa, 189MHz iniciará suas atividades em breve tambem no Brasil. Trabalha em colaboração com instituições, associaçoes e espaços culturais, empresas, coletivos, ONGs, desenvolvendo e realizando projetos para festivais multidisciplinares, açoes e discussões sobre arte e cultura contemporânea, alem de curadoria para festivais e eventos.

189 MHz é cordenada pela inquieta artista brasileira radicada em Barcelona Marise Cardoso aka djiiva* – arquiteta de formaçao, dj, produtora musical e metade do duo NSISTA (www.nsista.net) – que no ambito da produçao cultural, é a criadora e curadora, desde 2003, de dois dos festivais de vanguarda mais relevantes do cenario barcelones, com mais de 20 ediçoes realizadas em 9 anos de açao cultural na cidade:

PULGAS MIX – Festival de Cultura en Acción, com foco nas novas tendencias de musica, cinema, moda, reciclagem e atividades infantis criativas, com 17 ediçoes realizadas, mais de 1000 artistas involucrados em 9 anos de vida e um publico que chega a mais de 100.000 pessoas.
www.pulgasmix.net

http://www.youtube.com/watch?v=IXchpsmjlM8 — (video Pulgas Mix)

FEMELEK _ Mujer, Arte & Tecnologia, Festival criado em 2006 com o objetivo de fortalecer a rede de artistas femininas que utilizam a tecnologia como meio de expressao artística a nivel europeu. Com 6 ediçoes realizadas e contando com a participaçao de artistas dos 5 continentes e inumeras açoes participativas, ja passaram pelo FEMELEK mais de 70 artistas mulheres nas áreas de musica (Dj´s e Produtoras), artes visuais (Vj´s, artistas graficas e instalaçoes), Robotica, etc.
www.femelek.com

http://www.youtube.com/watch?v=BlvKFFF33uI — (3min video Femelek 2011)

A proposta de 189MHz para o Cultura Digital.Br se resume na apresentaçao do projeto do FESTIVAL FEMELEK – Mujer, Arte y Tecnologia , que em seus 6 anos de existencia tem como objetivo principal promover o desenvolvimento das mulheres no mundo da criação e das novas tecnologias, visando compartilhar informação e experiencias entre estas mulheres e a sociedade, além de apoiar a profissionalizaçao do trabalho criativo das mulheres a nivel mundial, estabelecendo uma plataforma de expressão e comunicação, incentivando a criatividade em seus aspectos multiplos, os valores sociais e culturais, a igualdade e a integraçao.

O FESTIVAL FEMELEK de Março de 2011, cujo lema foi: Conectadas en cualquier momento y en cualquier parte, foi desenvolvido a distancia, atraves de uma solida rede de trabalho entre as artistas/produtoras involucradas, das areas de musica, visuais, instalaçoes e fotografia, que se encontravam em diferentes cidades durante a pré produçao do evento: Marise Cardoso no Brasil (direçao geral do festival e curadoria da area de musica), Beth Pibernart em Berlin, Alba G. Corral em Barcelona (curadoria da area de artes visuais), Deborah Robbiando em Bruxelles (desenho grafico) e Julie Guiches em Paris (curadoria area instalaçoes participativas).

O objetivo de 189MHz com esta apresentaçao é promover o dialogo e o intercâmbio de conhecimento entre artistas de diferentes disciplinas, contrastando as realidades entre açoes que vinculam a mulher, arte e tecnologia nos dois continentes, com a intençao de consolidar a rede de artistas e criadoras no Brasil, para que em um futuro proximo podamos empreender açoes desta natureza no pais, incentivando e fortalecendo a rede de criadoras a nivel mundial.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.