Home //

Palestrantes

O Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro, abrigará uma parte importante da programação do Festival Internacional CulturaDigital.Br: as apresentações de pessoas ou representantes de instituições e projetos de atuação destacadas em áreas conectadas à cultura digital. Os convidados deste espaço tem como anfitrião o Ministro da Cultura do Governo Lula (2003-2008) e músico Gilberto Gil, embaixador do Festival CulturaDigital.Br.  As palestras serão também transmitidas ao vivo no site do Festival www.culturadigital.org.br.

Com grande alegria anunciamos os nomes já confirmados: Yochai Benkler, professor da Universidade de Harvard, Kenneth Goldsmith, criador da UbuwebHugues Sweeney da National Film Board of CanadaMichel Bauwens, fundador da Fundação Peer-to-Peer Alternatives, Philippe Aigrain, CEO da Sopinspace – Sociedade pelos Espaços de Informação Pública,  Heloisa Buarque de Hollanda, referência no no estudo da relação entre cultura e desenvolvimento, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital.

O escritor e membro da Academia Brasileira de Letras Paulo Coelho também participará, à distância (via teleconferência), do Festival. Considerado um dos maiores escritores brasileiros, Coelho tem se declarado a favor da “pirataria” ou do copyleft, disponibilizando em seu blog todos os seus livros para download.

  • Yochai Benkler

    Yochai Benkler

    Yochai Benkler é professor de direito na Universidade de Harvard e co-diretor do Berkman Center for Internet and Society. A partir dos anos 1990, foi importante para caracterizar o papel da informação comum e da colaboração descentralizada para inovação e produção de informação na sociedade em rede. Seu livro The Wealth of Networks (2006) (download PDF) recebeu diversos prêmios, entre eles o da American Political Science Association, e foi muito festejado. O jornal Financial Times o classifica como "talvez o melhor trabalho sobre a velocidade e o entusiasmo da internet". O recém lançado The Penguin and the Leviathan – How Cooperation Triumphs Over Self-Interest (2011) (download pdf) analisa a dinâmica da cooperação e colaboração na rede, que transforma os cenários político, econômico e social a partir não da tecnologia mas da nova visão de mundo do século 21.

  • Michel Bauwens

    Michel Bauwens

    Michel Bauwens é o fundador da Fundação Peer-to-Peer Alternatives (P2P Foundation) e trabalha em colaboração com um grupo global de pesquisadores na exploração de produção de pares, governança e propriedade. Ele co-produziu o documentário TechnoCalyps, de Frank Theys, uma análise sobre a "metafísica da tecnologia" e o conceito de transhumano, e co-editou um livro sobre antropologia da sociedade digital com Salvino Salvaggio. Bauwens é professor convidado da Universidade de Amsterdam e membro fundador do Commons Strategies Group. O manifesto da P2P Foundation diz: "O contato através de redes peer-to-peer é um novo modelo de relação humana, um novo capítulo da história da evolução humana dentro na era do captalismo cognitivo".

  • Helloísa Buarque de Holanda

    Heloísa Buarque de Hollanda

    Heloísa Buarque de Hollanda é ensaísta e pesquisadora, formada em Letras Clássicas pela PUC-RJ, com doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York. Seu campo de pesquisa privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultura digital. Publicou livros centrais na crítica literária brasileira, como 26 Poetas Hoje (1976), Macunaíma da Literatura ao Cinema (1979), Esses poetas: uma antologia dos anos 90 (1998) e organizou uma das principais antologias de novos escritores da era blog: Enter, uma antologia digital (2009). Aos 71 anos, seus principais projetos hoje são a Universidade das Quebradas e o Pólo de Cultura Digital, ambos desenvolvidos no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. É diretora da Aeroplano Editora e curadora do Portal Literal.

  • Kenneth Goldsmith_2

    Kenneth Goldsmith

    Kenneth Goldsmith, poeta e professor de poesia da Universidade da Pennsylvania, criou o Ubuweb em 1996, inicialmente como um repositório de poesia. A demanda cresceu e ele se viu obrigado a ampliar o site também para vídeo e áudio, além do texto. Hoje o site, um gigante arquivo digital, conta com um acervo imenso, repleto de pérolas e raridades.

  • Hugues Sweeney

    Hugues Sweeney

    De 2000 a 2007 foi o diretor da plataforma multimídia (internet, rádio e televisão) da Rádio Canadá, de onde saiu para ser programador do Espaço Música até 2009. Atualmente é o produtor principal das produções interativas da National Film Board of Canada, a produtora e distribuidora pública de filmes daquele país reconhecida como liderança mundial em utilização de mídias digitais para produção de conteúdo audiovisual com ênfase na animação e no documentário.

  • Paulo Coelho

    Paulo Coelho (via video conferência)

    Escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Antes de se dedicar à literatura, trabalhou com diretor e autor de teatro, jornalista e compositor. Em 1988, publicou O Alquimista, o livro brasileiro mais vendido em todos os tempos. Um dos maiores escritores do país, é a favor da “pirataria” ou do copyleft. Em seu blog, todos os seus livros podem ser baixados de graça. Para ele, “uma ideia consistente não precisa de proteção. O resto é ganância ou ignorância”.

  • Phillippe Aigrain

    Phillippe Aigrain

    Philippe Aigrain é o CEO da Sopinspace, Sociedade pelos Espaços de Informação Pública, que desenvolve softwares gratuitos e oferece serviços para processos democráticos e colaborativos na internet. É também um dos fundadores do La Quadrature du Net, um grupo de cidadãos que discute e defende os direitos fundamentais e liberdadades da esfera digital, além de propor políticas para a era digital.

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.