Home // Projects //

Memefest – Festival Internacional de Comunicação Radical

http://www.memefest.org/

project inscribed by Inês Nin

, , , , , ,

Propomos um encontro de redes norteado pelo título “Respons-habilidade: Teoria, prática, imaginação e comunidade da comunicação socialmente sensível”. Partindo do conceito de respons-habilidade (do inglês, response-ability), a ideia é discutir as formas e funções da comunicação tendo em vista a esfera pública e os interesses do comum, contrapondo estratégias de “comunicação radical”, afins a práticas de ativismo, mídia tática, culture jamming e outras que reúnam um forte caráter crítico e um compromisso com o social, às versões comumente encontradas na mídia, de cunho prioritariamente comercial e alienante.

A comunicação visual, bem como as linguagens híbridas e não convencionais cabem dentro desse escopo: design gráfico, produção crítica, mídias eletrônicas em geral e toda forma que se proponha a questionar o papel da comunicação e da imagem nas sociedades capitalistas contemporâneas.

Teorias poderão ser debatidas juntamente a práticas visuais, buscando provocar a reflexão e o aprofundamento nos conceitos apresentados. Propostas, soluções, pesquisas e experimentações que lidem com temas correlatos serão benvindas para a discussão, assim como táticas de resistência em contextos locais. A uma ordem global permeada por imagens publicitárias em toda parte, quase invariavelmente em defesa de interesses privados orientados pelo capital, cabem ações radicais que estimulem o pensamento crítico, utilizando as ferramentas disponíveis.

Com edições temáticas desde 2002, o Memefest tem estimulado a produção de respostas críticas e criativas em torno da cultura de logomarcas e branding, imagem, cultura pop, cultura digital, cyberwar, economia da dádiva (ou gift economy), ecologia e design gráfico. Estruturado como uma rede plural ao redor do mundo, encontros presenciais têm ocorrido nas bases locais, como em São Paulo em 2007 e em junho desse ano na Holanda. Nesse último encontro, estiveram presentes muitos dos envolvidos no festival há vários anos e participantes de diversas partes do mundo, cujos trabalhos foram contemplados na competição participativa de 2010-11 (em torno do tema “AMOR:CONFLITO:IMAGINAÇÃO”). Mapas de práticas de comunicação foram produzidos como resultado de um workshop com duração de uma semana, dentro do Oddstream Festival, em Nijmegen, Holanda.

Sobre o Memefest

Memefest é uma rede internacional de pessoas interessadas em mudança social através do uso sofisticado e radical da mídia e da comunicação, atuando nas interseções entre arte, ciência, comunicação, teoria e prática.

São duas dimensões principais. Um festival e uma comunidade colaborativa.

Como um “festival de comunicação radical”, o Memefest incentiva e recompensa abordagens comunicacionais inovadoras e socialmente responsáveis. O festival encoraja estudantes, profissionais, artistas, pesquisadores, educadores, ativistas e qualquer pessoa interessada em uma comunicação benéfica a contribuir com seus talentos para a nossa contracultura coletiva.

Partimos do princípio de que há muitos talentos e conhecimentos sendo desperdiçados em práticas comunicacionais de cunho comercial que beneficiam somente interesses privados, mas nocivas à sociedade como um todo. Nós discordamos profundamente da crença de que a comunicação de mercado é o único modo de solucionar os problemas comunicacionais da esfera pública. Desse modo, o Memefest incentiva e recompensa abordagens e práticas comunicacionais que subvertam a comunicação de marketing (incluindo o marketing social!), propaganda, relações públicas e outras práticas midiáticas que produzam e reproduzam relações de poder hierárquicas em nossas sociedades.

A comunicação na qual estamos interessados está focada em respons-habilidade. O conceito de comunicação socialmente sensível trabalha em torno do diálogo ou estabelece condições para o diálogo. Ele funciona de diferentes modos, e as muitas inscrições oriundas dos países que chegaram ao Memefest nos últimos anos fizeram isso de maneira inovadora e inspiradora.

O Memefest é também uma comunidade de comunicadores críticos oriundos de esferas muito diferentes. A comunidade é baseada na colaboração comunicativa e fornece a cada membro a oportunidade de troca de informações. Cada um pode, ao conhecer outras pessoas interessantes do campo da comunicação, mostrar seus trabalhos, enquanto recebe feedback de outros comunicadores radicais.

Isso é muito proveitoso para todos: através da troca de informações, o conhecimento é construído dialogicamente. Colaborações emergem, novas ideias e conceitos se tornam visíveis e são debatidos.

Completamente independente, o Memefest opera como uma instituição intermediária não formal, conectando muitas esferas diferentes, como acadêmicos, profissionais criativos, artistas e ativistas ao redor do mundo. Ser independente significa que não operamos nos domínios das soluções comprometidas, mas estamos aptos a trabalhar sem a pressão do mercado e a seguir altos critérios de qualidade em práticas independentes de comunicação, pesquisa, escrita e educação.

Além da nossa base global na Eslovênia (à qual, a partir de 2011, soma-se a Austrália), estabelecemos coletivos-irmãos globais em operação: Memefest Brasil, Colômbia, Bálcãs e México. Estamos abertos a ideias e colaborações vindas de todo o mundo.

Subverta, Crie, Curta!

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.