Home //

Curadores

Pensar a programação de um evento que aborda um vasto espectro de temas que de certa forma orbitam e se conectam com uma pauta tão ampla como a cultura digital não é fácil.

Por esse motivo é que a equipe do Festival Internacional CulturaDigital.Br convocou 11 curadores para trabalhar nessa difícil missão. Pessoas que atuam nos mais diferentes campos do cultura digital e que acompanham essa pauta na agenda nacional e internacional.Juntos, Cicero Inacio da Silva, Claudio Prado, Daniela Silva, Felipe Fonseca, Gabriela Agustini, Ivana Bentes, Pablo Capilé, Pedro Abramovay, Pedro Markun, Rodrigo Savazoni e Sérgio Amadeu avaliaram, um a um, os 358 projetos inscritos no site a partir da chamada pública, discutindo durante vários dias a viabilidade de execução a partir da própria estrutura prevista para o Festival.

Mas não é só isso. O Festival se propõe a ser um importante espaço de articulação entre redes e projetos e, por isso, a curadoria realiza um importante exercício de composição, avaliando que propostas tem maior capacidade de interação e diálogo com outras, a fim de garantir um conjunto coeso que consiga gerar parcerias que fortaleçam o debate e a produção cultural como um todo, tanto em uma perspectiva teórica quanto prática, para que o campo possa projetar outras e novas formas de atuação do digital no Brasil.É por esse motivo que uma eventual negativa na seleção de um projeto não significa necessariamente uma desvalorização qualitativa. Em alguns casos pode representar somente um adiamento de sua inclusão na agenda do Festival para uma próxima edição.

O resultado desse trabalho de curadoria será divulgado nos próximos dias aqui mesmo no site. Aguardem!

  • Sergio Amadeu

    Sergio Amadeu

    É sociólogo e professor da pós-graduação da Universidade Federal do ABC e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Autor de várias publicações, entre elas: “Exclusão Digital: a miséria na era da informação”. Ativista da liberdade na rede e do software livre.

  • felipe

    Felipe Fonseca

    É fundador das redes MetaReciclagem, Redelabs e Bricolabs. Faz parte do coletivo MutGamb, do conselho editorial da revista A Rede, da associação DesCentro. É autor do livro “Laboratórios do Pós Digital” (independente).

  • gabrielaagustini

    Gabriela Agustini

    É diretora executiva do Festival CulturaDigital.Br,  foi organizadora das duas edições do Fórum da Cultura Digital Brasileira, editora de conteúdo da plataforma culturadigital.br e coordenadora multimídia do projeto Produção Cultural no Brasil.

  • ivana bentes

    Ivana Bentes

    Professora e diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, coordenadora do ponto de cultura digital da ECO, organizadora do Fórum de Mídia Livre e participante da Universidade Nômade.

  • pablo capile

    Pablo Capilé

    Produtor cultural, idealizador e co-fundador do Espaço Cubo, em Cuiabá, um dos coletivos fundadores do Circuito Fora do Eixo. Articula o crescimento do Fora do Eixo pelo país e a organização do festival Grito Rock América do Sul. É um dos articuladores do Partido da Cultura (PCult) e vice-presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).

  • Pedro Markun

    Pedro Markun

    Sócio diretor da Esfera, empresa com foco em abertura de dados, política e internet, é um dos fundadores da rede Transparência Hacker e do Jornal de Debates. É também um dos fundadores da Casa da Cultura Digital.

  • rodrigo-savazoni

    Rodrigo Savazoni

    Idealizador e diretor geral do Festival CulturaDigital.Br, é sócio diretor da Fli Produções e um dos fundadores da Casa da Cultura Digital. Criador do vídeo Remixofagia, organizou as duas edições do Fórum da Cultura Digital Brasileira, foi diretor do projeto Produção Cultural no Brasil, organizador do Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais.

  • Cícero da Silva

    Cícero Silva

    Pesquisador de cultura e arte digital, atualmente é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Software Studies no Brasil (grupo de pesquisa sediado na Universidade da Califórnia em San Diego). Foi curador do eixo de arte digital das duas edições do Fórum da Cultura Digital Brasileira e articulador das discussões nesse campo na rede social culturadigital.br (menção honrosa no prêmio Ars Electronica em 2010) entre 2009 e 2010.  É autor do livro “The Explorers: Open Source and Free Software in Brazil” (com Sergio Amadeu, no prelo, MIT Press).

  • Claudio Prado

    Claudio Prado

    Produtor cultural com amplo histórico na área musical, e ativismo contracultural, incluindo a co-fundação do Festival de Glastonbury, na Inglaterra, produção de shows dos Novos Baianos e Mutantes. Foi articulador de Políticas Digitais do Ministério da Cultura de 2003 a 2008, coordenou a Ação de Cultura Digital junto aos Pontos de Cultura, é um dos fundadores da Casa da Cultura Digital, em São Paulo, e é presidente da ONG Laboratório Brasileiro de Cultura Digital.

  • Daniela Silva

    Daniela Silva

    Ativista pela transparência pública na rede e uma das fundadoras da rede Transparência Hacker. É sócia-diretora da Esfera, empresa com foco em abertura de dados, política e internet. É uma das autoras do livro “Cidadania e Redes Digitais” (CGI.Br).

  • Pedro Abramovay

    Pedro Abramovay

    Professor da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro, foi assessor do Gabinete da Prefeita de São Paulo (2001), assessor jurídico da liderança do governo no Senado (2003), assessor especial do Ministro da Justiça (2004-2006), Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (2007-2009), Secretário Nacional de Justiça (2010).

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.