Cartaz do Festival Internacional CulturaDigital.Br

Home //

Cartazes Colaborativos

Esse espaço foi aberto para incentivar uma ação colaborativa para a criação de cartazes de divulgação do Festival. A ideia é propor que colaboradores criem cartazes a partir da identidade visual desenvolvida para o evento com o intuito de diversificar estilos, linguagens e olhares, enriquecendo e expandindo o conceito visual do Festival. Não há regras que restrinjam qualquer tipo de expressão artística. Os cartazes podem ser desenvolvidos grafica, manual ou artesanalmente.

Por Renata Tonezi e Luiza Peixe

Os cartazes colaborativos do Festival CulturaDigital.Br

Quando lançamos a chamada pública convidando designers, artistas, ilustradores e interessados para criarem cartazes de divulgação do evento se apropriando da identidade visual do Festival, não esperávamos que a ação teria tanta repercussão. Recebemos um total de 48 cartazes de diversas cidades do Brasil, incluindo outros países. Todos os cartazes enviados receberam créditos no material de divulgação com a licença Creative commons BY-SA 3.0, que permite divulgação, livre adaptação e eventuais remixes.

O mais bacana, além da participação dos colaboradores, foi ver o quanto as pessoas se dedicaram para criar e transmitir um conceito que dialogasse com os temas abordados pelo Festival. Trabalhar de forma colaborativa ainda é um desafio dentro da comunidade dos designers. Além de levantar dúvidas e questionamentos sobre a forma ideal de como documentar as etapas, metodologias e técnicas utilizadas na criação de um projeto, gera algumas polêmicas sobre o assunto.

Esta ação foi inspirada pela metologia utilizada no desenvolvimento de software livre, e tem sido também discutida por grupos de designers de produtos. Seguindo a lógica proposta pelos desenvolvedores, a proposta é abrir o processo de criação, documentar as etapas e compartilhar a metodologia de criação.

Esse movimento nos motivou a inicialmente abrir uma roda de discussão sobre o tema com outros designers e interessados durante o Festival. Com o passar dos dias foram surgindo novas e boas ideias. Uma delas foi a de pesquisar e compreender mais a fundo como seria o formato de trabalhar com design de forma colaborativa. Convidamos, então, o Henrique Monnerat (letslevo.com), que ministra workshops e oficinas sobre o tema Design Livre, para fazer uma breve apresentação sobre a proposta. Além da parte teórica pensamos também que seria muito produtivo explorar o lado técnico do processo, então convidamos o Felipe Sanches “Juca”, membro e responsável pelo Garoa Hacker Clube e desenvolvedor do Inkscape, para fazer parte do nosso bate-papo sobre softwares livres de desenho.

Para dar continuidade a essa ação, estamos convidando todos os colaboradores, designers e interessados para remixarem os cartazes colaborativos enviados para o Festival em uma oficina.

Sobre a Oficina Design Commons

Oficina que busca incentivar projetos abertos, aproximar os designers dos sofwares livres de desenho e dar continuidade à ação dos cartazes colaborativos. A oficina está prevista para acontecer no domingo, 04/12 das 12h às 15h no Espaço Multimídia. Faça o download do Inkscape, teste e/ou traga dúvidas e sugestões.

Sobre a licença Creative Commons BY-SA 3.0

Todas as artes enviadas serão utilizadas como parte da identidade visual do Festival e todos os artistas receberão créditos em todo material de divulgação. Vale informar que os cartazes enviados nesta ação receberão a licença Creative commons BY-SA 3.0 para permitir eventuais remixes.

E quem ainda quiser participar, vamos continuar a aceitar propostas no decorrer do ano de 2012

Para enviar uma proposta, basta seguir as recomendações que estão disponíveis no manual de aplicação da identidade visual do Festival, que foi criada a partir dos conceitos de diversidade cultural, transparência de informações, remix e colaboração, presentes em praticamente todas as discussões atuais acerca do assunto cultura digital e escolhidos como tema para a criação colaborativa de cartazes do Festival.

Como enviar seu cartaz

1) Faça o download do arquivo que contém os elementos necessários para a aplicação da identidade visual do Festival.

2) Crie sua arte. A técnica para a criação das artes é livre. Com seu cartaz criado, basta adaptá-lo ao formato sugerido no template padrão.

3) Salve o arquivo em um programa de design de sua preferência em formatos que possam ser editáveis e envie o arquivo através do formulário. Exporte uma imagem do seu cartaz para que possa ser utilizado para visualização no site.

4) Preencha o formulário com seus dados pessoais e envie seus arquivos. Você receberá uma confirmação de recebimento com as instruções para o envio do arquivo em alta resolução.

5) Após a publicação do seu cartaz, você receberá um email do Festival com o endereço da sua página pessoal no site e poderá divulgar para os seus amigos.

Comentários

 

Please log in to vote

You need to log in to vote. If you already had an account, you may log in here

Alternatively, if you do not have an account yet you can create one here.